Carmen Cyrino
O Eneagrama é uma excelente ferramenta para o nosso crescimento como um todo.
Trata-se de um conhecimento milenar que veio do Oriente onde saberes os mais variados se aglutinaram buscando encontrar respostas para perguntas tais como: “Quem sou eu?”, “Quais são os meus desejos?”, “Qual o sentido da minha vida?”, “Como crescer enquanto ser humano?”, “Como melhorar meus relacionamentos?”
O Eneagrama vem para o Ocidente, através de um caucasiano chamado Georg Gurdjieff, que desde muito cedo se interessou pelo estudo das motivações do ser humano.
Esses conhecimentos ficaram reservados a alguns espaços restritos. Basicamente se abriu ao mundo no final do século passado, na década de 70, através dos estudos de Ichazo e Cláudio Naranjo. Este último, um psiquiatra, conseguiu unir o estudo do Eneagrama com a análise da personalidade, aos conhecimentos da psicopatologia e da psicoterapia, principalmente a de grupo. Posteriormente ele elabora uma “psicologia dos eneatipos”, uma visão do desenvolvimento da personalidade suas motivações, formas de agir, pensar, sentir. Afirma que toda a nossa forma deficitária de viver vincula-se à nossa dificuldade de nos percebermos como pessoa.
Hoje, o Eneagrama cada vez mais divulgado, entrou em ambientes os mais variados inclusive acadêmicos. Assim, foi crescendo numa abrangência multidisciplinar, agregando psicólogos, psicanalistas, administradores, filósofos, antropólogos,físicos, teólogos.
ENEAGRAMA, nove traços, nove tipos de personalidade. Lembremos que, personalidade vem de persona que por sua vez significa máscara. Máscara assumida em tenra idade, talvez ainda na gestação, para nos sentirmos reconhecidos pelas pessoas que nos rodeiam e amamos principalmente a mãe e o pai.
Crescemos em vários aspectos ao longo de nossa vida certamente. Entretanto seguimos um script que nos foi traçado por outros. Num determinado momento, entendemos que precisamos aprender a administrar nossos pensamentos, sentimentos e ações, ordenando-os rumo à transcendência. Procuramos o autoconhecimento e o Eneagrama pode e muito ajudar neste processo de construirmos nós mesmos a nossa história.
O desenho do Eneagrama é formado por três figuras geométricas: um círculo, um triângulo, e uma hexade. O círculo nos convida a sermos o todo, o triângulo nos lembra de que todas as coisas foram feitas a partir da trindade, e a hexade nos mostra o movimento contínuo que é nossa vida. A junção dessas três figuras marca no círculo nove pontos, que são os nove tipos de personalidades caracterizados pelos sete pecados capitais e mais outros dois, o medo enquanto covardia e a mentira enquanto autoengano.
O sentido etimológico da palavra pecado é “pé caído”, por isso em estado de pecado andamos desequilibrados, mancando, seguindo nossa vida, perseguindo nossas paixões, nos apoiando ilusoriamente, em nossas IRAS, ORGULHOS, AUTOENGANOS, INVEJAS, AVAREZAS, MEDOS, GULAS, LUXÚRIAS, PREGUIÇAS.
Falta-nos amor, esperança, falta-nos fé, para andarmos com a altivez e liberdade que nos foi dada e que anda perdida não sabemos por onde. Sabemos somente, que queremos voltar a temos mais confiança em nós mesmos, no mundo e que buscamos um sentido maior em nossas vidas.
O Eneagrama nos ajuda nesta busca. Mostra que estamos dentro de uma caixa hermeticamente fechada e aponta como sair de dentro dela para vivermos como seres humanos que não nasceram para ficar presos a propostas e desejos alheios, por melhor que sejam, mas, para sermos livres para podermos voar e voar e voar...