Fernando Cyrino
Entenda como é possível aplicar este conhecimento milenar na gestão das pessoas em uma organização.
Todos nós temos inúmeras possibilidades e talentos, como também algumas dificuldades e limitações. Por mais que sejamos bons profissionais, precisamos saber que a maioria das competências que possuímos se encontram adormecidas. Vegetam tais quais sementes, esperando apenas o toque da irrigação do cuidado para que desabrochem e cresçam. Esta beleza e complexidade que existe em cada ser humano também pode ser vista a partir do Eneagrama e ser utilizada pelas organizações em muitos momentos, como a formação de equipes, o desenvolvimento gerencial, o inventário das suas competências, o recrutamento e a seleção de gente nova, a resolução de conflitos, o planejamento estratégico...
O Eneagrama busca mapear as potencialidades existentes dentro de cada um na empresa, transformando-se no estímulo para que os profissionais possam exercer todo o seu talento e crescer. As organizações devem aproveitaras variadas possibilidades do uso desta poderosa ferramenta para tornar suas forças de trabalho mais competentes e motivadas. O Eneagrama auxiliará a instituição no incremento da produtividade e no aumento da qualidade das ações tomadas, além de transformar os ambientes de trabalho em locais com menos conflitos, mais eficientes e também mais agradáveis para se viver.
Refletindo sobre os Tipos do Eneagrama, poderão ser identificadas as características nas quais será importante investir para ajudar a criar sinergias, gerando complementaridade organizacional. E não somente isto, mas também a identificação de algumas outras que, se não forem tratadas, poderão se tornar entraves para o bom rendimento profissional. Para cada tipo do Eneagrama, há comportamentos e atitudes que podem ser bem previsíveis e que, mapeadas, poderão ser de grande valia no gerenciamento como um todo e de equipes, em particular para, por exemplo, a busca e incentivo à criatividade, tomada de decisão, execução, comunicação, trabalho em equipe, planejamento e abertura para a mudança.
Cada ser humano possui o seu tipo e o seu somatório vai constituir o “Tipo Organizacional”. Qual é o tipo da sua empresa? Através da sua identificação poderá ficar claro porque uma organização é muito reflexiva enquanto outra age mais rápido e aquela outra nos parece ser mais fria nas suas relações. Empresas que trabalham o seu desenvolvimento com o suporte da ferramenta do Eneagrama têm se deparado com ganhos importantes no seu modelo de gestão.
O Eneagrama mostra que possuímos três Centros de Inteligência e de visão do mundo. Cada ser humano faz parte de um centro de energia ou de inteligência e será a partir desse “lugar” que ele sentirá, refletirá e agirá no mundo e na organização.
Há aqueles que são racionais, vivendo envoltos nos seus pensamentos e na sua base cerebral. São pessoas que pensam e refletem antes de agir. “Há que se planejar bem as ações”, é o que costumam dizer. O risco é de demorarem demais a agir e haver perda de oportunidades.
Temos também os que vivem envolvidos nas suas emoções. São aquelas pessoas que trazem calor à organização. Se são maioria ou se predominam, a empresa poderá ter belos ambientes de trabalho, mas poderá perder resultados por não agir e planejar de maneira competente.
Por último, há os que se prendem mais à ação. São motivados para a execução. Se não há ação eles se chateiam e podem até criar problemas. No seu “fazer”, caso haja desequilíbrio, podem perder de vista a importância do se planejar e programar.
Imaginemos empresas que valorizam somente um ou dois desses Centros. Será com toda certeza uma organização desequilibrada. Ou haverá nelas muitos pensadores e planejadores e com isto poderá acontecer dificuldades na execução. Ou se terá uma grande ênfase no cuidado com o pessoal, descuidando-se dos resultados que farão a perpetuação da empresa. Ou também poderá acontecer de termos uma empresa que só age, fazendo isto de forma temerária, podendo até ganhar em alguns momentos, mas em outros ter grandes perdas e até ir a bancarrota por não ter se planejado o suficiente.
Entenda as características de cada um destes centros e tipos do Eneagrama no artigo “Os tipos organizacionais”.