Fernando Cyrino
Quadro resumo dos tipos organizacionais e sua atuação
Tipos focados na Inteligência Emocional
Tipo Dois: Apoiador nato. Gosta de ajudar e está sempre disponível. Evita que as pessoas fiquem de escanteio porque está sempre atento a todos, procurando integrá-los e fazer com que se sintam participativos. Precisa tomar cuidado para, cuidando em excesso das pessoas, não se descuidar dos resultados necessários à perenização da organização.
Tipo Três: É um grande líder e procura espaços para poder exercer a sua influência. Gosta de estar à frente e tocar as obras. Tem muita facilidade para montar e mobilizar as equipes. Deve estar atento para não descuidar das pessoas durante a execução.
Tipo Quatro: A criatividade e o cuidado com a beleza são grandes contribuições que esse tipo pode trazer. Por não gostar de rotina, estará propondo novas formas de se ver e resolver problemas. Cuida bem do ambiente organizacional. É importante que tome cuidado para não deixar que as emoções acabem por prejudicar o andamento dos projetos.
Tipos focados na Inteligência Racional
Tipo Cinco: É um grande estudioso e não se contenta em executar algo sem aprofundá-lo. Busca saber os porquês das coisas e por isto também tem criatividade. Não é de falar muito e fica bem quando está trabalhando sozinho, mas quando diz algo geralmente fecha a questão. Deve cuidar para que não fique muito fechado na resolução dos problemas e assim não preste atenção nas pessoas que estão ao seu lado.
Tipo Seis: Este tipo se compromete profundamente com as causas e as questões organizacionais e é leal a elas e às pessoas. Não entra imediatamente de cabeça nos projetos e antes disso terá ajudado a organização fazendo a checagem de todos os pontos falhos ou passíveis de darem problemas. O cuidado que precisa tomar é para não se deixar paralisar pela dúvida.
Tipo Sete: Tem uma grande energia quando envolvido no projeto e possui facilidade para planejar e vislumbrar com bastante clareza, quando ainda não está nem iniciada, a "construção feita". É capaz de trazer alegria, leveza e motivação para a equipe. Deve cuidar para não desanimar e perseverar, mantendo o ritmo e a energia iniciais, quando surgirem os inevitáveis problemas no meio do caminho.
Tipos focados na Inteligência Ativa
Tipo Oito: É um grande líder. Sabe conduzir, tem clareza do seu papel e gosta dele. Ocupa espaços e toca as obras que precisam de energia e as pessoas o seguem porque veem que ele sabe para onde ir. É forte e tem uma capacidade imensa de trabalho que precisa ser aproveitada pela organização para que não cause problemas.
Tipo Nove: É bom tê-lo por perto nas organizações, pois ele traz tranquilidade e pacifica as equipes de trabalho. Por não gostar de ficar muito em evidência, pode permanecer trabalhando nos projetos sem aparecer. Possui muita empatia e por isso sabe ver todos os lados da questão. Precisa tomar cuidado para não perder o foco, envolvendo-se em questões que não sejam as básicas para a resolução do problema.
Tipo Um: É um excelente organizador. Gosta das coisas claras e faz com que tudo seja posto com clareza. Tem facilidade para ensinar e acompanhar as pessoas. Sente-se bem nas equipes, gosta de estudar. Está sempre envolvido com os níveis de qualidade do trabalho a ser realizado. É importante que tome cuidado para não se deixar envolver pela busca da perfeição, fazendo com que se percam os prazos e que se estourem os orçamentos.